O evento, promovido pelo Laboratório Cidade e Poder, abrange três ações:

1. Consolidação e divulgação dos estudos de História Política realizados no âmbito da pesquisa de iniciação científica, mestrado e doutorado, englobando a história do poder, da política e das ideias políticas e abrangendo todas as temporalidades históricas;
2. Realização do IV Colóquio Internacional do Laboratório Cidade e Poder, enfocando o tema: “Pensando a tolerância e a cidadania: processos de secularização das instituições políticas no Rio de Janeiro na passagem à modernidade”, (fomentado pelo Edital Pensa Rio da FAPERJ);
3. Comemoração dos 20 Anos do Laboratório Cidade e Poder (1992-2012).

Terça-feira (25/09/2012)

9h – Recepção e entrega de material
09h30 – Sessão de Abertura dos trabalhos
10h30/12h30 – Painel: Pesquisas desenvolvidas no Laboratório Cidade e Poder. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva e Prof. Dr. Jefferson de Almeida Pinto. Pesquisadores: Profs. Adriano Paranhos, Alexandre Miguel França, Anna Marina Madureira de Pinho Barbará Pinheiro, Flávia Beatriz Ferreira de Nazareth, Henrique Cesar Barahona Ramos, Marcelo Neder Cerqueira, Raquel Pereira Francisco e Viviane Lima.
12h30/14h30 – Almoço
14h30/16h30 – Mesa-Redonda: Poder e Política: Inovações Temáticas e Novas Abordagens na História Política. Mediação: Prof. Dr. Humberto Fernandes Machado (Departamento de História/UFF – Laboratório Cidade e Poder).
Prof. Dr. Gisálio Cerqueira Filho (Ciência Política/UFF- Laboratório Cidade e Poder).
Prof.ª Dr.ª Beatriz Bissio (Ciência Política da UFRJ).
Prof.ª Dr.ª Virgínia Fontes (Departamento de História/UFF – Niep/Marx)
17h – Exibição de documentário sobre instalação artística referida à cidade do Rio de Janeiro (Ensino da História no Colégio Pedro II). Apresentação: Professora Doutora Silvana Bandoli Vargas.

Quarta-feira (26/09/2012)

10h/12h – Mesa-Redonda: A ideia de soberania e a relação entre política e religião em dois tempos. Mediação: Prof. Dr. Mário Corrêa Branco (UFF – Companhia das Índias).
Prof.ª Dr.ª Georgina Santos (História/UFF- Companhia das Índias);
Prof. Dr. Rodrigo B. Monteiro (História/UFF- Companhia das Índias);
Prof.ª Dr.ª Gizlene Neder (Departamento de História/UFF – Laboratório Cidade e Poder).
12h/14h – Almoço.
14h/16h: Sessão de apresentação de trabalhos (1) – Coordenação: Prof.ª Dr.ª Anna Marina Madureira de Pinho Barbará Pinheiro (Departamento de Ciência Política/UFRJ).
14h/16h: Sessão de apresentação de trabalhos (2) – Coordenação: Professora Doutora Silvana Bandoli Vargas (Chefe do Departamento de História do Colégio Pedro II/Pensa Rio-LCP).
16h/16h30 – Coffee Break.
16h30/18h30min: Mesa redonda: Poder, Relações Internacionais e Neo-colonialidades. Mediação: Prof. Dr. Sérgio Luiz de Souza Costa (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Pensa Rio-LCP).
Prof. Dr. Bernardo Kocher (História/UFF);
Prof. Dr. Adriano Freixo (Relações Internacionais/UFF);
Prof. Dr. Norberto Ferreras (Departamento de História/UFF – Núcleo de Estudos Contemporâneos – NEC).

Quinta-feira (27/09/2012)

10h/12h – Sessão de apresentação de trabalhos (3) – Coordenação: Professor Ms. Marcelo Neder Cerqueira (Doutorando PPGH/UFF-Laboratório Cidade e Poder).
10h/12h – Sessão de apresentação de trabalhos (4) – Coordenação: Professor Adriano Ribeiro Paranhos (Mestrando PPGH/UFF-Laboratório Cidade e Poder).
12h/14h – Almoço.
14h/15h30 – Mesa-Redonda: Saber, Poder e Instituições Políticas. Mediação: Prof. Dr. Gisálio Cerqueira Filho.
Prof.ª Dr.ª Sônia Regina de Mendonça (Departamento de História/UFF);
Prof.ª Dr.ª Jessie Jane Vieira (Departamento de História/PEA-UFRJ);
Prof. Dr. Álvaro Rico (Decano do Instituto de Humanidades/ UDELAR – Uruguai).
15h30/17h30 – Mesa redonda: Poder e Política: História Política e Teoria Política. Mediação: Prof.ª Ms.ª Daniella Amaral Diniz (Doutoranda da Universidade de Columbia, NY-EUA).
Prof.ª Dr.ª Giselle Venâncio (Departamento de História/UFF);
Prof.ª Dr.ª Mônica Bruckman (Departamento de Ciência Política/UFRJ);
Prof. Dr. Mário Jorge Bastos (Departamento de História/UFF – Translatio Studii).

Sexta-feira (28/09/2012)

10h/12h – Sessão de apresentação (5) – Coordenação: Professor Ms. Henrique Cesar Barahona Ramos (Doutorando do PPGH).
10h/12h – Sessão de apresentação (6) – Coordenação: Professora Ms. Flávia Beatriz Ferreira de Nazareth (Doutoranda do PPGH).
12h/14h – Almoço.

14h/17h – Projetos de Pesquisas do Laboratório Cidade e Poder. Coordenação: Gizlene Neder e Ana Paula Barcelos.
I. Projetos do LAPSICON (Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas/UFF-Volta Redonda) – Convidada: Professora Doutora Claudia Henschel de Lima.
II. Projeto Pensa Rio (FAPERJ) – Pensar a tolerância e a cidadania: secularização das instituições políticas no Rio de Janeiro na passagem à modernidade (Gizlene Neder, Humberto Fernandes Machado, Gisálio Cerqueira Filho, Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva, Silvana Bandoli, Sérgio Luiz Costa e Mariza Simões).
III. Projeto Corpo e Alma no Sertão (Gisálio Cerqueira Filho).
17h30 – Encerramento.

Inscrições de Trabalhos até o dia 21 de Agosto.