PolitEcon – Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia

Diretório dos Grupos de Pesquisa

Descrição do Grupo:
Apoiado em teorias fundamentadas empiricamente, o grupo desenvolve estudos e pesquisas sobre relações entre Estado, economia e interesses. Situa-se na clássica tradição da teoria política contemporânea que aborda o Estado nas suas conexões com a sociedade e, portanto, com a história. Essa tradição remonta ao século XIX, com o surgimento do marxismo, mas prossegue com a escola italiana do elitismo e com o pluralismo. Essas três grandes árvores, por assim dizer, também se ramificam no neomarximo, nos elitistas do pós-guerra e no neopluralismo. Ademais, dada a proximidade com a economia política, as atividades do grupo também se ambientam nessa disciplina acadêmica. Uma das preocupações de fundo do grupo diz respeito às relações entre Estado e desenvolvimento.

Coordenador:
Prof. Dr. Marcus Ianoni