Escolha uma Página

Monografia

Normas para Redação de Monografia

a) Os textos não deverão exceder 30 páginas, incluindo a bibliografia utilizada. Acima desse limite precisará haver a devida concordância do professor-orientador.

b) Os textos devem ser apresentados em quatro cópias impressas em papel A4 (210 x 297 mm), espaço duplo, em uma só face de papel (três para a banca e uma para o arquivo).

c) Ao entregar as cópias impressas, o aluno deve trazer o disquete ou o CD de sua monografia no programa Word for Windows 6.0, em fontes Times New Roman (corpo 12); indicação de caracteres (negrito e itálico).

d) A formatação deverá ser a seguinte:

*

margens de 3cm;
*

recuo de 1cm no início do parágrafo;
*

recuo de 2cm nas citações; e
*

uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

e) As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações; sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta.

Exemplo: PEREIRA, 1996, p. 12-26

f) As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no final do texto. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023), de acordo com os exemplos abaixo:

Livro:

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 208p. (Os Pensadores, 6)

LÜDIKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

FRANÇA, Junia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. ver. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996, 191 p.

Artigo:

ARRUDA, Mauro. Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama da Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 3, n.8, p. 4-9, 1989.

Trabalhos Apresentados em Eventos:

AGUIAR, C. S. A. L. et. al. Curso de técnica da pesquisa bibliográfica: programa-padrão para a Universidade de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 9., 1977, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 1977. p. 367-385.

g) As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.). Os textos deverão ser acompanhados de título e resumo (máximo 250 palavras), bem como de 3 a 5 palavras-chave que indiquem o conteúdo trabalho. Os textos deverão ser apresentados segundo uma forma padrão, contendo a identificação do autor, seu orientador e todos os demais dados requeridos pelo DCP.