Escolha uma Página

Departamento de Ciência Política

Universidade Federal Fluminense

Biblioteca

A biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF, especializada em Ciências Humanas, é uma das mais completas e atualizadas do Rio de Janeiro.

A sua excelência se deve em função do acordo de organização firmado entre os programas de pós-graduação em Ciência Política, História e Antropologia.

Está localizada no prédio da Biblioteca Central do Gragoatá. Até agora liderada pelo Programa de Pós-Graduação em História a BPH (Biblioteca de Pós-Graduação em História, Antropologia e Ciência Política) é mantida pela política eleição bienal de uma “comissão da biblioteca” responsável pela iniciativa de renovação do acervo. Recentemente o projeto do BPH foi contemplado com verba de modernização da FINEP e da CAPES.

O acervo da BPH é formado por mais de 10.000 títulos especializados em Ciências Humanas. Além desses títulos são somados mais de 84.000 títulos e 350 títulos de periódicos, 7.500 fascículos, da Biblioteca Central do Gragoatá cujo objeto se divide em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

O acervo inclui, ainda, obras em Filosofia Política Clássica e Moderna, Metodologia das Ciências Humanas e Sociais, História Social, Antropologia, Comunicação Social e Teoria Literária. Auxiliando nas pesquisas da área de concentração em teoria política.

Todos os volumes estão disponibilizados no Catálogo Coletivo Nacional (CCN) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica – IBICT, para comutação bibliográfica.

A biblioteca também oferece serviços de empréstimo entre bibliotecas (uma média de 60 empréstimos/mês); de alerta; busca seletiva de informações; levantamento bibliográfico para usuários internos e externos; e serviço de comutação bibliografia.

A aquisição de livros estrangeiros é feita mensalmente por intermédio de livrarias no exterior e a renovação das assinaturas de periódicos é feita anualmente. A biblioteca participa do PAAP, instituído pela Capes, que oferece acesso a publicações eletrônicas científicas e tecnológicas internacionais e nacionais através do Portal de Periódicos.

A biblioteca está totalmente automatizada pelo programa Argonauta. Seu acervo encontra-se disponível no site do DCP (www.dcp.uff.br), onde também encontram-se as teses defendidas.

Catálogo da Biblioteca