REFORMA POLÍTICA

Expressão Nacional debate ao vivo (terça, 21h30) mudanças na legislação eleitoral e nas regras do jogo político.

A eleição de puxadores de votos reacendeu o debate sobre se o sistema eleitoral brasileiro deve ser modificado. No Brasil, a lista aberta, juntamente com as coligações eleitorais, resulta em casos esdrúxulos. Celebridades são facilmente eleitas e carregam com elas outros candidatos, já que nenhum voto se perde (depois que um candidato já tem o número de votos suficiente para se eleger, os votos que sobram vão para outros candidatos, dentro do partido). Essa situação piora quando o partido está em coligação, já que os votos que sobram de um candidato eleito passam para outros candidatos de partidos diferentes, dentro da coligação. Assim, fica a pergunta: a escolha do eleitor está sendo respeitada? Precisamos de uma reforma eleitoral? E a reforma nas regras do jogo político? O instituto da reeleição abre espaço para o uso da máquina pública na eleição do sucessor. Uma reforma política deveria fazer essa mudança na Constituição para que sempre houvessse rodízio no poder? É o que vamos debater no Expressão Nacional de terça-feira, dia 19 de outubro. Já confirmaram presença os deputados Flávio Dino, do PC DO B/MA e Otávio Leite, do PSDB/ RJ; Eurico Figueiredo, cientista político da Universidade Federal Fluminense; e Ophir Cavalcante, presidente da OAB.

Participe do programa enviando perguntas para
expressaonacional@camara.gov.br ou para o 0800 619 619 ou pelo twitter @xnacional

Como sintonizar a TV Câmara

No Distrito Federal, a TV Câmara está no canal 27 (UHF). Em todo o Brasil, a TV Câmara é sintonizada em:

Sky – canal 113;
Via Embratel – canal 122
Telefônica (DTH) – canal 692

E mais 169 operadoras locais de TV a cabo (NET, Oi TV, entre outras). Em São Paulo a TV Câmara já está em sinal digital, no canal 61.1. Também é possível sintonizar a TV Câmara com antenas parabólicas: pelo satélite StarOne C2 , banda C, polarização horizontal. digital: freqüência 3.627, FEC ¾. analógico: freqüência 4.090